Dungeons & Dragons

D&D Beyond – jogando com vantagem

Uma das coisas que me fizeram abandonar o D&D 4ª Edição e migrar para frente e para os lados, foi a necessidade de um software para criação e manutenção dos personagens. A sua época, jogar sem o Character Builder era quase um verdadeiro martírio.

A quinta edição deixou as coisas mais simples. Era possível criar um personagem e administrá-lo sem a necessidade de um software.

Mas então eu percebi o quanto eles ajudam, principalmente quando não são essenciais, mas funcionam apenas como uma ferramenta de apoio.


E eis que vários apps são criados com a função de auxiliar na criação e manutenção dos personagens.

Particularmente, utilizo o Fifth Edition Character Sheet, disponível na PlayStore para Android, mas a ferramenta desenvolvida para a Wizards of the Coast e batizada de D&D Beyond, não encerrará em suas funcionalidades apenas um gerenciador de informações contidas na ficha de personagens. Ele terá mais.

O conteúdo digital contará com um Compendium, que atualmente possui apenas as informações das regras básicas (disponíveis aqui e no próprio D&D Beyond) e recentemente liberou as funcionalidades para criação de personagens e conteúdo caseiro.

Assim que a ferramenta de criação de personagens foi liberada eu tentei testar, mas sem muito sucesso. Quando consegui fazê-lo, percebi que nem todo o conteúdo das regras básicas estavam lá. Até o momento, ao criar um humano variante, que recebe um ponto em dois atributos e um talento no primeiro nível, só consigo selecionar Grappler e Svirfneblin Magic como talentos, os únicos com descrições completas na entrada da lista de talentos no Compendium.

Para uma experiência mais completa e capacidade maior de testar a ferramenta, senti falta do conteúdo completo, pois muita coisa ainda não entrou, não permitindo uma experiência completa na criação dos personagens.

A ferramenta tem trazido uma certa desconfiança por parte da comunidade dos jogadores, que dependendo do preço da assinatura – o serviço não será gratuito – encaram como uma nova compra do conteúdo, algo essencialmente desnecessário, principalmente para aqueles que também adquiriram os pacotes para jogar no Roll20 ou Fantasy Grounds.

No momento fico na expectativa de ver o conteúdo completo para avaliar se vale ou não a pena pagar para utilizá-lo. A expectativa é ainda maior em ver, quem sabe, todo esse conteúdo traduzido para o nosso idioma.

E você? Já testou a ferramenta? Quais as suas opiniões sobre ela?

Anúncios

3 comentários em “D&D Beyond – jogando com vantagem

  1. Eu gostei de tudo que foi apresentado, mas como foi citado no texto, quem já usa o roll20(pago) e o fantasy grounds(especialmente se comprar algumas dlc’s) não tem razão para usar o dndbeyond. Tenho o fantasy grounds e tudo que o dndbeyond faz(ate onde eu vi) eu consigo pelo FG, seja por meio de dlc’s pagas ou material gratuito criado pela comunidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s