Boardgames

Última jogatina 2008 & Primeira jogatina 2009

Como falei anteriormente, fizemos o último domingo lúdico de 2008, mas ainda teríamos uma jogatina antes do final do ano e o local escolhido foi a casa de praia dos pais do Tendson, que fica em Zumbi-RN, de frente para um imenso parque eólico – cenário perfeito para uma partida de Power Grid, pena que não pensamos nisso antes.

Fomos eu, Paula (minha esposa), Hemerson, Adriana (esposa do Hemerson), Ana Alice (filha do casal Hemerson & Adriana) e o Tendson (filho dos donos da casa e colecionador dos jogos – ele não poderia faltar).

O apelo litorâneo era grande demais e não jogamos metade dos jogos que foram levados, mas o importante é jogar com qualidade e não em quantidade.

Despedimo-nos de 2008 com duas partidas de jogos simples: Vikings e Nottingham.

Em Vikings, cada jogador é líder de um bando viking. A missão é observar e então assentar colônias nas ilhas longe de sua terra natal. A medida que os vikings descobrem o tamanho e formato das ilhas, os bandos iniciam o controle da maior parte possível das ilhas. Os bandos constrem cercados e igrejas e convidam ourives, batedores, pescadores e nobres para assentarem-se em suas ilhas com o objetivo de obter o assentamento mais lucrativo. Guerreiros também são necessários, uma vez que as novas ilhas atraem a atenção de navios que vem para saqueá-las e pilha-lhas.

Na colonização, o melhor resultado foi obtido por Tendson, seguido por Hemerson, Franciolli e Ana Paula.

Em Nottingham, jogo já comentado aqui no blogg, numa partida jogada a noite depois de uma exaustiva caminhada pela linda praia de Zumbi, o placar ficou assim: Hemerson 68; Paula 60; Franciolli 58 e Tendson 45.

O primeiro jogo de 2009 foi o grande Pillars of the Earth, que é ambientado no início do século 13, quando a construção da maior e mais bela Catedral da Inglaterra teve início.

Os jogadores representam construtores que tentam ser os maiores contribuintes para a construção da catedral. Essa contribuição vem na forma de pontos de vitória.

O jogo consiste basicamente na utilização de trabalhadores na produção de matérias-primas (madeira, pedra e areia) e então convertê-los, através de artífices, em pontos de vitória. Os trabalhadores também podem ser utilizados para produzir ouro. Os jogadores também recebem três mestres-de-obra a cada turno, que podem realizar várias atividades, incluindo recrutar mais trabalhadores, comprar ou vender matérias-primas, ou apenas obter pontos de vitória.

Escolher as atividades dos mestres-de-obra antes custa ouro, assim como contratar artífices melhores.

O jogo foi bem disputado pelos três participantes: Franciolli, Hemerson e Tendson, mas a falta de um equilíbrio entre ouro e compras de minha parte, e uma tomada de decisão equivocada por parte do Hemerson, concedeu a vitória ao Tendson que foi beneficiado pela desgraça dos outros dois participantes.

Placar final: Tendson 44, Franciolli 39, Hemerson 38.

Tendson levou a melhor de três com duas vitórias (Nottingham e Pillars of the Earth), Hemerson em segundo lugar (com uma vitória e um segundo lugar), Franciolli empatou com Paula na terceira colocação (com um segundo lugar e um terceiro).

Encerramos 2008 e começamos 2009 com pé direito, desejamos a todos que nos acompanham e que também não nos acompanham, aos familiares e aos amigos, um 2009 cheio de paz, saúde, amor (fundamental) e muitos jogos!
Anúncios

Um comentário em “Última jogatina 2008 & Primeira jogatina 2009

  1. Olá Franciolli, essas partidas de fim e início de ano foram ótimas, principalmente pela localização e época. Nada tão bom quanto jogar numa praia, perto de pessoas que gostamos. O nome da praia sugere algo tenebroso, mas ao contrário, é local de vento, sol, praia, rio, lagoa, rede, comida e jogos:)As partidas foram ótimas, mesmo não dando para jogar nem a metade do que foi levado.Viking, Nottingham e Pilares da Terra foram os escolhidos para se jogar, jogos considerados leves, mas divertidos, mas com uma dose certa de estratégia. Ainda teremos outras partidas desses jogos. Que venha 2009 com muito mais novidades!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s